Adoçantes podem causar infertilidade feminina

Adoçantes podem ser prejudiciais para a fertilidade feminina

Pesquisa investiga a relação entre adoçantes e infertilidade

Artigo publicado na revista Reproductive Biomedicine Online, demonstrou que a ingestão diária do equivalente a uma lata de refrigerante zero ou light, ou de uma xícara de 240 ml de café adoçado de forma artificial, pode reduzir em até 30% as chances de sucesso em um ciclo de técnicas de reprodução assistida.

A pesquisa, realizada por cientistas brasileiros, aponta que o consumo frequente de adoçantes artificiais é prejudicial para a qualidade dos óvulos e também afeta negativamente as chances de implantação do embrião no útero.

O estudo levou em consideração apenas o efeito dos adoçantes nas mulheres em processo de reprodução assistida. 5.548 óvulos de 524 pacientes com idade média de 36 anos foram analisados.

A principal suspeita é a de que o consumo de adoçantes possa induzir a liberação de citocina, uma substância de efeito nocivo ao processo de formação dos óvulos e para a saúde geral do útero.

Os estudos ainda não são totalmente conclusivos, mas as observações precisam ser levadas em consideração, afinal, a possibilidade de adoçantes prejudicarem a fertilidade feminina é real.

Em outra pesquisa, feita com mais de 59 mil mulheres e conduzida por cientistas dinamarqueses do Instituto Staters Serum, já havia sido descoberta a relação entre o consumo de adoçantes e o aumento do risco de parto prematuro. A taxa de casos chegou a 38%.

Tais aspectos reforçam as costumeiras indicações médicas sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para a saúde reprodutiva feminina, aliada às atividades físicas regulares e demais hábitos salutares.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter