Exercícios físicos para gestantes

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes

Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além de evitar o excessivo ganho de peso.

Antes de dar início a qualquer programa de treinos e exercícios físicos, é indispensável que a gestante procure a orientação do médico obstetra que acompanha a gravidez.

Adequar a carga de exercícios ao condicionamento físico da paciente também é fundamental para evitar complicações.

Atente-se que pode ser difícil para uma mulher que não era adepta de uma rotina de exercícios, começar a fazê-los durante a gestação. Por outro lado, uma pessoa que tinha um alto ritmo de atividades físicas antes de engravidar, terá que reduzir a intensidade de seu programa habitual.

Poucas mulheres grávidas, normalmente, são vistas praticando exercícios físicos, pois existe a ideia de que esforços podem ser danosos para a gestação.

O que muita gente não sabe, é que atividades bem dosadas servem como prevenção de alguns quadros clínicos associados à gravidez. Outras vantagens dos exercícios físicos para as gestantes podem ser notadas na melhora da postura e diminuição das dores na hora do parto. Sem contar, é claro, no estímulo da produção do hormônio essencial para a sensação de prazer e bem-estar: endorfina.

Os exercícios indicados:

São recomendadas atividades físicas de baixo impacto. Ioga, por exemplo, é uma excelente alternativa, pois desenvolve o controle da respiração e aumenta a flexibilidade. Pilates, hidroginástica e bicicleta ergométrica também podem ser boas pedidas. Não se esqueça: capriche no alongamento!

Os exercícios básicos como caminhada e corrida são indicados para diferentes tipos de gestantes.

A caminhada é ideal para mulheres que não tinham o hábito de se exercitar antes da gravidez. Uma rotina de 3 a 5 dias na semana é suficiente. Utilize roupas leves e confortáveis, um tênis com bom amortecimento e beba bastante água.

A corrida, por sua vez, pode ser praticada por gestantes que possuem maior preparo físico, provenientes da prática de exercícios antes da gravidez.

3 vezes por semana pode ser o suficiente, evite forçar o ritmo. 30 minutos em uma toada leve é o mais indicado.

Lembre-se: procure orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física. O acompanhamento do profissional da área é essencial para que não haja nenhuma complicação.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter