Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina

Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em seguida, serem investigadas e confirmadas.

Geralmente, no caso das mulheres, as primeiras possibilidades consideradas são endometriose, problemas hormonais e ovários policísticos.

Para os homens, o mais comum, é checar as questões ligadas aos espermatozoides, sua quantidade, motilidade e morfologia.

Entretanto, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inclusive aquelas que não apresentam sintomas, podem causar infertilidade tanto no homem, quanto na mulher. Por isso, é tão importante identificá-las e tratá-las o mais cedo possível.

A clamídia e a gonorreia, por exemplo, são duas ISTs que, se não forem tratadas, levam a complicações graves que podem gerar infertilidade.

Para as mulheres, o principal risco está na doença inflamatória pélvica (DIP), uma infecção do trato genital feminino que pode deixar sequelas que favorecem o acontecimento de uma gravidez ectópica ou da própria infertilidade.

Os homens infectados por gonorreia ou clamídia, por sua vez, correm o risco de desenvolver uretrite (inflamação da uretra) e orquiepididimite (inflamação nos testículos). Ambas as infecções são capazes de prejudicar os espermatozoides e a fertilidade masculina.

Abaixo você pode conhecer algumas características dessas duas ISTs inimigas da fertilidade.

Gonorreia

Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença é assintomática nas mulheres, enquanto os homens infectados apresentam os seguintes sintomas:

  • secreção purulenta expelida pela uretra
  • ardência ou dor ao urinar

Pode alcançar testículos e epidídimo, como também é capaz de prejudicar útero e ovários.

O tratamento é feito com antibióticos específicos. Tratar corretamente a gonorreia não é um procedimento complexo e está disponível na rede pública de saúde.

Clamídia

É a infecção desencadeada pela Chlamydia trachomatis, outra bactéria que pode ser transmitida nas relações sexuais sem proteção.

Na maioria dos casos, para homens e mulheres, é uma doença que não apresenta nenhum sintoma e quando eles ocorrem é possível confundí-los com outros tipos de infecções.

Portanto, o diagnóstico dessa doença é difícil de ser realizado, o que muitas vezes resulta no agravamento do quadro clínico com prejuízos para a fertilidade dos pacientes.

Os sintomas são os mesmos para homens e mulheres e incluem:

  • dor ou ardência ao urinar
  • secreção fluida
  • aumento da frequência urinária

As mulheres podem apresentar também, dores na região inferior do ventre e sangramentos entre os períodos menstruais.

O tratamento é feito com administração dos antibióticos mais eficazes contra a bactéria em questão. É essencial tratar, se houver, o parceiro ou parceira de maneira conjunta a fim de evitar reinfecção.

Outro aspecto fundamental sobre o tratamento das ISTs, diz respeito ao tipo de antibiótico e dosagens adequadas de acordo com a resistência das bactérias nas regiões em que os pacientes vivem.

Dessa maneira, a contaminação pode ser reduzida de forma considerável e a vida sexual e saúde reprodutiva são melhoradas.

Faça os exames de rotina, marque as consultas necessárias, converse com seu médico de confiança e tire suas dúvidas.

A infertilidade pode ser vencida.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter