Afinal, quanto custa?

Afinal, quanto custa?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Quando pensamos em tratamento de fertilidade, é natural que muitas dúvidas apareçam. Será que vai dar certo? Qual é a melhor clínica? Devo ouvir a recomendação dos meus amigos? Qual é o preço do tratamento? É este último item que vamos abordar neste artigo.

O que é caro e o que é barato para você? O que é caro para um pode ser barato para outro. E vice-versa. Em relação à fertilização in vitro (FIV), eu tenho a impressão que todo mundo acha caro, até mesmo as pessoas que têm muito dinheiro. Talvez pela ampla exposição na mídia que o segmento teve no passado na qual famosos e mais famosos se exibiam com seus filhos em revistas de celebridade e em programas de TV. Talvez por ser um tratamento médico relativamente novo. O fato é: a maioria das pessoas pensa que a FIV é privilégio de poucos.

O tratamento de FIV tem um custo que varia entre nove e vinte mil reais, dependendo da complexidade do caso e da clínica. A estes valores, somam-se entre quatro a seis mil reais de medicamentos. No total, o procedimento custa entre 13 e 26 mil reais e está mais acessível do que no passado. Caro ou barato? Depende de cada um. O fato é que existe uma faixa de preço no mercado.

A intenção deste artigo não é divulgar o preço do tratamento. Mesmo porque isso fere a ética médica e a relação médico paciente é muito mais complexa do que uma simples relação comercial em uma prestação de serviços. O propósito é quebrar o paradigma de que a fertilização in vitro sempre custa caro.

Com o perdão das comparações. Se você sonha com uma viagem ao exterior, um carro zero cheio de opcionais ou até mesmo um super tratamento estético, você não procura saber o preço? Pode ser caro ou barato, não é verdade? Depende do destino da viagem, do fabricante do carro, da clínica de estética e de vários outros fatores. Por que, ao sonhar com a FIV, ao sonhar em aumentar a família, muitos casais sequer buscam informações sobre o assunto? O tratamento é sim acessível a muitos casais.

Agora que você já sabe que os valores não são assim tão assustadores e se você tem desejo de ter mais informações a respeito, procure uma clínica que realiza um trabalho sério e ético. Busque referências com médicos que você já conhece, pergunte aos amigos e familiares, pesquise na internet e ouça mais de uma opinião.

O tratamento contra a infertilidade não precisa se tornar mais um problema na sua vida.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter