Dentinhos Fortes e Saudáveis desde o Princípio

Dentinhos Fortes e Saudáveis desde o Princípio

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A formação dos dentes do bebê começa antes mesmo de seu nascimento. Por volta dos 6 meses, começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Um atraso de mais de 6 ou 8 meses pode ser considerado dentro dos padrões da normalidade. Além disso, também existem casos de dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento (“dente natal”), ou ainda por volta de 2 a 3 meses de idade (“dente neonatal”). Apesar de ser normal, se isso ocorrer, procure o odontopediatra.

Veja abaixo algumas orientações importantes para garantir que seu bebê tenha dentes saudáveis desde o início:

– Durante a gestação: É muito importante ingerir a quantidade de vitamina D recomendada pelo seu médico, pois ela é responsável pela boa formação óssea e bucal do bebê.

– Sintomas dos primeiros dentinhos: Quando aparecem os primeiros dentinhos é comum que os bebês apresentem alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deve-se oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

– Chupar o dedo ou chupeta: A maioria dos pediatras hoje em dia concorda que esses hábitos têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança, porém, existe um consenso universal de que a sucção deve parar antes de começarem a nascer os primeiros dentes. Converse com o dentista e o pediatra sobre os hábitos de sucção de seu filho.

– Cárie de mamadeira: Para evitar esse problema comum, limpe a gengiva do bebê com gaze ou pano limpo umedecidos depois das mamadas. Quando os dentinhos aparecerem, passe a escová-los todos os dias com uma quantidade mínima de pasta sem flúor. Convém também oferecer uma mamadeira com água ao invés de leite ou suco antes da criança deitar.

– Primeiros dentes: Assim que nascer o primeiro dentinho, normalmente em torno dos seis meses, comece a limpá-lo diariamente e faça uma consulta com o dentista.

– Trauma: Se a criança bater a boca, deverá procurar o odontopediatra, para avaliação do caso. Se quebrar o dentinho, guarde o fragmento em soro fisiológico para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, leve-o, em soro fisiológico ou leite, ao odontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter