Idade da mulher, idade do óvulo e idade do útero

Idade da mulher, idade do óvulo e idade do útero

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A idade da mulher é um dos principais fatores que devem ser considerados para o sucesso da gestação – seja por meios naturais ou por fertilização in vitro – FIV. Na realidade o que conta é a idade do óvulo e não necessariamente a idade da mulher. Mas a idade da mulher e a idade do óvulo não são a mesma? A resposta é sim, mas precisamos levar dois fatores em consideração.
O primeiro deles é que hoje muitas mulheres deixam a maternidade de lado em detrimento da carreira profissional e congelam os seus óvulos. Logo se uma mulher com 40 anos, por exemplo, faz tratamento de FIV utilizando o seu óvulo coletado e congelado quando ela tinha 30 anos, as chances de sucesso são maiores.
O segundo fator diz respeito às mulheres inférteis ou com mais idade que dependem da doação de óvulos para obter a gestação. “Observamos mulheres com mais de 50 anos que ficam grávidas. Isso pode acontecer, pois no tratamento de fertilização in vitro utilizamos óvulos mais jovens. O útero de uma mulher com mais de 50 anos pode aceitar a gestação quando um óvulo mais jovem é utilizado na FIV”, explica o especialista em reprodução humana e diretor da Clínica FGO, Flávio Garcia de Oliveira.

CURIOSIDADES

Você sabia que a mulher já nasce com um estoque de óvulos para toda a sua vida fértil? A menopausa chega quando este estoque de óvulos acaba e a mulher não pode mais engravidar naturalmente!

Canal da Clínica FGO no YouTube

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter