Endometriose: Causas mais Comuns

Endometriose: Causas mais Comuns

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A principal teoria que explica como a endometriose começa é a da menstruação retrógrada, quando o fluxo menstrual vai para as tubas uterinas em direção à pelve. De acordo com essa teoria, as células endometriais se implantam nos ovários e em outras áreas da cavidade abdominal. Há fundamentos para essa tese, pois mulheres com defeitos no sistema genital que não permitem a saída normal da menstruação possuem mais chances de desenvolver endometriose. No entanto, o fluxo retrógrado também tem sido encontrado em mulheres que nunca tiveram a doença.

Outra explicação possível envolve as mudanças súbitas no sistema imunológico, que é responsável por combater células anormais e bactérias. A menstruação retrógrada poderia atrapalhar a capacidade do organismo de se livrar das células endometriais que são lançadas para a cavidade pélvica. Isso poderia resultar na implantação e no crescimento de tecidos residuais do endométrio. Estudiosos têm registrado diferenças em várias células e substâncias químicas associadas ao sistema imunológico em mulheres com endometriose.

Mulheres que têm irmãs ou mãe com a doença têm chances maiores de desenvolvê-la. Portanto, também há fatores genéticos envolvidos. Se esses fatores estão relacionados a mudanças no sistema imunológico, isso ainda não se sabe. Apesar de décadas de pesquisas, as razões que levam algumas mulheres a terem a doença ainda não são totalmente conhecidas.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter