Fertilidade e idade

Idade e Fertilidade

Fertilidade e idade são fatores totalmente relacionados

A fertilidade é algo que vai diminuindo ao longo dos anos. Estima-se que aos 30 anos, as chances de uma mulher engravidar num determinado mês são de 20%, enquanto aos 40, são de apenas 5%.

A Polonesa Bozena Skulska, 44 anos, deu à luz Kacper, com 7,130 quilos e 66 centímetros.

Mesmo com técnicas avançadas, como a fertilização in vitro, a fertilidade mostra-se diminuída e as chances de aborto aumentam. Há várias explicações para essa mudança, incluindo alterações nos ovários e na capacidade de produzir óvulos de qualidade. Por volta dos 40 anos, a mulher está mais sujeita a desenvolver alguns distúrbios ginecológicos, como por exemplo a endometriose, problema que afeta a fertilidade.

O homem também perde parte de sua capacidade reprodutiva com a idade, apesar da mudança não ser tão abrupta como acontece com o sexo feminino, com a menopausa. O testículo tende a ficar ligeiramente menor com o tempo, assim como o formato e a mobilidade dos espermatozoides também tendem a declinar. Há ainda uma leve redução nos níveis de testosterona (o hormônio responsável pelas características masculinas), o que pode afetar a libido e a ereção. Tudo isso acontece não apenas pela idade em si, mas também por problemas de saúde que podem aparecer com a maturidade. Apesar dessas mudanças, muitos homens com 60 e 70 anos continuam gerando filhos com parceiras mais novas.

Mãe de Ana, 9 anos, Silvia Popovic, 54, engravidou após tratamento.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter