Dr. Flávio Garcia de Oliveira
O que é Mioma?
É um tumor benigno que se desenvolve a partir de células musculares lisas do útero, acometendo as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida. Sabe-se que são tumores hormônio-dependentes e tendem a diminuir de tamanho e até desaparecer na menopausa.
Quem pode desenvolver?
O mioma é o tumor benigno ginecológico mais comum. Acomete mulheres da raça negra 2 a 3 vezes mais que mulheres asiáticas e raça branca. Outros fatores de risco para mioma são: ausência de filhos, hereditariedade, obesidade, falta de ovulação, diabetes e pressão alta.
Quais são os sintomas?
Podem não provocar sintomas ou quando sintomático é comum a irregularidade menstrual com aumento do fluxo e da duração. Pode apresentar também dor pélvica, aumento do volume abdominal, falha reprodutiva, sintomas urinários ou intestinais (quando o mioma pressiona bexiga ou reto).
Como fazer o diagnóstico?
História clínica de irregularidade menstrual, dor ou pressão em região pélvica, alteração do exame ginecológico com útero aumentado de tamanho. Exames de imagem que podem ser solicitados são: Ultrassom pélvico/ transvaginal, histerossalpingografia, histeroscopia e ressonância magnética da pelve.
Mioma e Gestação
Em 2,7% – 12,6% das pacientes grávidas são observados miomas. Sugere-se que o aumento dos níveis hormonais durante a gestação promova o crescimento dos miomas, principalmente no primeiro trimestre da gestação. O mioma na gestação aumenta o risco de abortamento, do bebê ter dificuldades devido à sua posição inadequada, parto cesárea, trabalho de parto prematuro, ruptura prematura da bolsa d’água e placenta fora do lugar normal (placenta baixa).
Tipos de Mioma
