Os Sentimentos do Casal frente à Infertilidade.

Os Sentimentos do Casal frente à Infertilidade.

Infertilidade do casal precisa ser bem compreendida para poder ser superada

Quantas vezes dissemos: “Eu não entendo as mulheres!”
Quantas vezes dissemos para nós mesmos ou para outros amigos que não entendemos porque nossas esposas se sentem tão afetadas pela infertilidade?

“Por que ela está tão preocupada?”
“O que há de errado com ela?”
”Por que ela ainda não superou isso?”
“Por que ela está agindo dessa forma?”
”Por que ela chora tanto?”

Isso não representa uma insensibilidade, nem a falta de expressar as emoções. Os homens têm emoções diferentes diante da infertilidade. As emoções que circundam a infertilidade são associadas à perda. Dessa forma, para os homens, que vêem seu papel social principal na vida como um trabalhador que está sempre fora de casa,ou seja, aquele que é responsável pelo sustento da família, a perda relacionada à infertilidade é a perda de um papel secundário, ou seja, o de ser pai. Por outro lado, para as mulheres isso representa a perda de um papel primário, aquele de ser mãe. É como se houvesse a perda de uma gravidez.

Os homens logo consideram a adoção ou viver sem filhos, assim que desistem do intento de conseguir um filho que fosse parecido com eles. As mulheres também acabam aceitando a mesma situação, mas, em primeiro lugar elas têm que desistir de ficarem grávidas. E isso é doloroso.

Para que os homens pudessem entender, verdadeiramente, os sentimentos femininos frente à infertilidade, seria preciso passar por uma situação semelhante, onde o seu papel social principal fosse perdido. Imagine uma situação em que não fossemos mais capazes de trabalhar, ou ficássemos inválidos para pensar em produzir ou ganhar o sustento do dia a dia da família. Imagine o que a família e os amigos pensariam de nós, homens. Como nos sentiríamos?
Na minha opinião, essa seria uma forma do homem entender os sentimentos da mulher com relação a incapacidade de ter filhos.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter