Técnicas para obtenção de espermatozoides na FIV

Técnicas para obtenção de espermatozoides na FIV

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A infertilidade masculina pode ser tratada através da coleta de espermatozoides diretamente dos testículos. Existem técnicas cirúrgicas simples para a obtenção de espermatozoides nos casos de azoospermia. A partir delas, tornou-se possível a gestação em casais onde o homem sofre com a ausência de espermatozoides no ejaculado. É o que explica Dr. Flávio Garcia de Oliveira, da FGO Clínica de Fertilidade.

De acordo com o especialista, os espermatozoides do epidídimo – glândula situada dentro da bolsa escrotal, logo acima e colada aos testículos, são obtidos principalmente pela aspiração percutânea (através da pele) com agulha fina – PESA, na sigla em inglês. É utilizada anestesia local.

Já os espermatozoides dos testículos podem ser obtidos de duas formas: uma biópsia (TESE – testicular sperm extraction) ou uma aspiração com agulha fina (TESA – testicular sperm aspiration). Ambas são feitas com anestesia local ou sedação leve. “Há casos de azoospermia (falta de espermatozoides na ejaculação) em que a retirada é feita por microcirurgia – continua o Dr. Flávio – o testículo é vasculhado sob visão microscópica para que se possa encontrar os espermatozoides”. Essa técnica, a microtese, é um procedimento mais demorado e requer anestesia de bloqueio, pois pode demandar de duas a três horas para se encontrar os espermatozoides.

“Devido à simplicidade do procedimento, consideramos a TESA como a primeira opção para a obtenção de espermatozoides do testículo, passando-se à TESE nos casos de falha da primeira”. A infertilidade afeta igualmente homens e mulheres. “Cerca de um terço das causas da infertilidade conjugal são devidos a fatores masculinos, um terço devido a fatores femininos e o restante dividido entre problemas do casal e causas desconhecidas”, esclarece o Dr. Flávio Garcia de Oliveira, da Clínica FGO.

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?

Dizemos que um casal é estéril (esterilidade) quando a capacidade natural de gerar filhos é nula (Exemplo: a mulher tem obstrução das duas trompas; o marido não possui espermatozoides na ejaculação). Já os casais inférteis (infertilidade) têm apenas uma diminuição da chance da gravidez (mulheres com endometriose; homens com diminuição do número e motilidade dos espermatozoides).

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter