Trombofilia e Infertilidade

Trombofilia e Infertilidade

Este artigo irá esclarecer alguns aspectos sobre trombofilia e como ela pode causar infertilidade

O que é?

Trombofilia é um termo abrangente para situações clínicas que afetam a coagulação do sangue e aumentam a possibilidade de desenvolver trombose nas artérias ou veias.

A formação de coágulos (trombos) é um processo defensivo do organismo para evitar hemorragias. Entretanto, quando os coágulos são formados no interior dos vasos sanguíneos, podem dificultar ou mesmo obstruir a passagem do sangue, causando diferentes complicações.

A trombofilia pode ser tanto hereditária quanto adquirida. No primeiro caso geralmente está ligada a alterações genéticas que ocorrem nos inibidores fisiológicos de coagulação.

A trombose adquirida, por sua vez, é desencadeada pela produção de autoanticorpos (quando o organismo gera anticorpos contra ele mesmo) que modificam o revestimento interno dos vasos sanguíneos e, como consequência disso,  o risco de desenvolvimento de trombose venosa aumenta de maneira considerável.

Existem alguns fatores de risco, para além da trombofilia, que podem fazer com que ocorram quadros de trombose:

  • obesidade
  • tabagismo
  • uso de anticoncepcionais orais
  • passar por uma terapia de reposição hormonal
  • imobilidade ou inatividade por longos períodos de tempo (após cirurgias e acidentes ou até mesmo motivada por viagens extensas e determinados tipos de emprego)
  • idade superior a 60 anos
  • neoplasias
  • doenças inflamatórias crônicas
  • síndrome antifosfolípide (enfermidade que faz o organismo atacar proteínas essenciais para o sangue)
  • colesterol alto
  • diabetes
  • pressão alta

O diagnóstico

É importante investigar a trombofilia em pacientes que tenham histórico de trombose venosa e também em seus familiares de primeiro grau.

O procedimento diagnóstico consiste em analisar as vias anticoagulantes plasmáticas no intuito de identificar deficiências de antitrombina, anticorpos e proteínas responsáveis por favorecerem o desenvolvimento de trombose venosa ou arterial.

Análises de DNA também podem ser realizadas a fim de constatar mutações genéticas capazes de prejudicar a coagulação saudável e correta do sangue.

A relação entre trombofilia e infertilidade

Há pesquisas que apontam a prevalência de trombofilia em mulheres que sofrem de infertilidade, principalmente naquelas que apresentam episódios de falha de implantação embrionária.

A alteração da hemostasia (série de processos mecânicos e bioquímicos que permitem a circulação do sangue em estado líquido) durante a fixação do embrião eleva as chances de abortamentos pré-clínicos em tratamentos de reprodução assistida.

Portanto, quando a vasculatura uterina é acometida pelos fatores trombofílicos, representa um obstáculo considerável para as mulheres que desejam engravidar, pois a oclusão das vasos sanguíneos do endométrio impede o êxito da nidação embrionária.

Desta maneira, a investigação das síndromes trombofílicas pode ser determinante para compreender melhor os motivos de certos casos de infertilidade.

Caso você tenha tido episódios de trombose venosa ou possui parentes próximos que já apresentaram esse tipo de complicação, procure um médico especialista para fazer os exames necessários e sanar todas as suas dúvidas.

Lembre-se: é possível realizar o sonho de engravidar!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter