2 testes da reserva ovariana

2 testes da reserva ovariana

2 testes da reserva ovariana que são importantes marcadores do número de óvulos nos ovários

Os 2 testes da reserva ovariana mais realizados atualmente são: a dosagem do hormônio mulleriano (AMH) e a contagem dos folículos antrais pelo exame de ultrassom transvaginal (AFC). É interessante deixar claro que esses exames não são preditivos do futuro reprodutivo das mulheres. Apenas acusam o número de óvulos nos ovários. Nada têm a ver com a qualidade dos óvulos. Assim, esses 2 testes de reserva ovariana não devem ser usados para indicar ou não se uma paciente deve fazer um tratamento de fertilização in vitro (FIV) ou uma indução da ovulação ou mesmo uma inseminação intra-uterina de espermatozóides.

Dosagem de Hormônio Mulleriano (AMH)

As concentrações séricas de AMH, produzidas pelas células da granulosa dos folículos ovarianos, permanecem relativamente constantes durante os ciclos menstruais em mulheres normais, jovens com ovulação e em mulheres com infertilidade. Os níveis de AMH podem estar diminuídos em mulheres que atualmente usam anticoncepcionais hormonais e, portanto, devem ser interpretados com cautela nessas pacientes. O AMH é uma medida mais sensível da reserva ovariana do que o FSH e tende a diminuir antes do aumento do FSH. Por esta razão, o AMH substituiu amplamente o FSH basal e os testes de nível E2 como um biomarcador de reserva ovariana. Os níveis basais de FSH e E2 podem fornecer informações adicionais em mulheres com níveis muito baixos de AMH.

Contagem de folículos antrais e volume ovariano (AFC)

As medidas ultrassonográficas da reserva ovariana incluem AFC e o volume ovariano. O volume ovariano diminui com a idade e, portanto, é um indicador potencial de reserva ovariana; no entanto, isso é raramente usado para predição clínica, dada a alta variabilidade inter e intraciclo e falta geral de sensibilidade. AFC é a soma do número de folículos antrais em ambos os ovários conforme observado com ultrassonografia transvaginal durante a fase folicular inicial (segundo ao quarto dia do ciclo menstrual). A maioria dos estudos define folículos antrais como aqueles que medem de 2 a 10 mm de diâmetro médio no maior plano bidimensional através do ovário.

Quais pacientes devem se submeter aos 2 testes da reserva ovariana?

Ao cuidar de um casal com infertilidade, os médicos usam fatores como idade e doença causadora para aconselhar pacientes individuais e definir o plano de tratamento. O objetivo dos 2 testes da reserva ovariana é apenas adicionar informações ao processo de aconselhamento e planejamento para ajudar os casais a escolher entre as opções de tratamento, porque o teste de reserva ovariana mede apenas a quantidade, não a qualidade, do reservatório de oócitos remanescente. No entanto, é importante enfatizar que os testes de reserva ovariana não são infalíveis e não devem ser o único critério usado para negar o acesso do paciente a tecnologias de reprodução assistida ou outros tratamentos. A evidência de diminuição da reserva ovariana não significa necessariamente incapacidade de conceber. Os marcadores de reserva ovariana não devem ser usados ​​para promover a criopreservação planejada do oócito. As decisões sobre a criopreservação de oócitos devem ser baseadas nos planos reprodutivos e na idade da mulher. A idade é um indicador muito mais forte de sucesso reprodutivo do que a reserva ovariana.

O que é resposta ovariana pobre?

Os 2 testes da reserva ovariana discutidos acima refletem o número de óvulos que tende a se correlacionar com a produção de óvulos. A resposta ovariana pobre é identificada por uma redução na resposta folicular à estimulação máxima durante o procedimento de fertilização in vitro, resultando em um número reduzido de oócitos recuperados. Para padronizar a definição de resposta ovariana deficiente, um Grupo de Trabalho da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia reuniu-se em Bolonha e propôs que dois dos seguintes critérios estivessem presentes para definir se uma dada resposta baixa à estimulação é realmente representativa da resposta ovariana deficiente:

• 1) Idade materna avançada (≥40 anos) ou qualquer outro fator de risco para resposta ovariana insuficiente.

• 2) Uma resposta ovariana pobre anterior.

• 3) Um teste de reserva ovariana anormal.

Dois episódios de resposta ovariana pobre após estimulação máxima são suficientes para definir uma paciente como não-respondedora na ausência de idade materna avançada ou teste de reserva ovariana anormal.

Os 2 testes da reserva ovariana em mulheres inférteis predizem o sucesso do tratamento após a estimulação ovariana (IO) e a inseminação intrauterina (IIU)?

Mulheres com infertilidade inexplicada são comumente tratadas com estimulação ovariana (IO) usando agentes orais ou gonadotrofinas combinadas com inseminação intrauterina (IIU). O objetivo é atingir o desenvolvimento de 3 a 4 folículos para aumentar as chances de concepção. A maioria dos estudos que examinam o valor dos marcadores da reserva ovariana para prever o sucesso após o tratamento com IO/IIU foram análises retrospectivas da prática clínica. Os resultados desses estudos foram inconclusivosA melhor evidência até o momento sugere que os marcadores de reserva ovariana não predizem a probabilidade de sucesso após IO/IIU; no entanto, mais pesquisas são necessárias.

Os 2 testes da reserva ovariana prevêem a produção de oócitos após hiperestimulação ovariana controlada para fertilização in vitro?

A capacidade do AMH e AFC de prever a produção de oócitos, bem como a resposta pobre e excessiva à estimulação da gonadotrofina em tecnologias de reprodução assistida, foi bem demonstrada em vários estudos. Embora ambos continuem a mostrar uma excelente promessa de prever a resposta ovariana na FIV, os dados não apóiam o uso de um valor baixo para impedir ou recusar o tratamento. Uma análise de dados nacionais avaliando mais de 5.000 ciclos autólogos recentes nos quais o nível de AMH do paciente era extremamente baixo (<0,16 ng/mL) descobriu que 54% dos ciclos foram cancelados, 50.7% dos ciclos resultaram em três ou menos oócitos e 25 % não tinham embrião para transferir; a taxa de nascidos vivos foi de 9,5% por início de ciclo (20,5% por transferência). Portanto, valores extremamente baixos de AMH podem ser usados ​​para aconselhar adequadamente as mulheres em relação à resposta e rendimento abaixo do ideal, mas não devem ser usados ​​para recusar o tratamento.

Os 2 testes da reserva ovariana prevêem gravidez e nascimento após fertilização in vitro?

A capacidade dos 2 testes de reserva ovariana – AMH e AFC – para prever resultados quantitativos, como produção de óvulos e resposta ovariana, foi bem demonstrada. O mesmo não é verdade para resultados qualitativos. Os estudos que examinam o AMH como uma medida prognóstica para a qualidade do oócito ou gravidez clínica e taxas de nascidos vivos são conflitantes. Meta-análises e estudos com conjuntos de dados maiores, entretanto, revelam resultados semelhantes: o AMH como uma variável independente é apenas fracamente preditivo de gravidez, na melhor das hipóteses.

Em vários modelos de regressão logística, o AMH é claramente uma parte importante do quebra-cabeças, mas há muito mais variáveis, como idade feminina, qualidade do esperma, desenvolvimento embrionário, protocolos de estimulação e técnicas de procedimento e de laboratório, que desempenham um papel significativo no resultado da FIV.

Conclusão

AMH e AFC são atualmente as medidas mais simples, mais sensíveis e específicas da reserva ovariana. Os 2 testes da reserva ovariana demonstraram ser bons preditores da produção de oócitos, mas fracos preditores independentes do potencial reprodutivo. Portanto, eles não devem ser usados ​​como um teste de fertilidade ou para negar acesso a tratamentos de infertilidade.

https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(20)32336-0/fulltext

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter