A Importância do Ácido Fólico

A Importância do Ácido Fólico

Todos nós já ouvimos este conselho antes: “se você está tentando engravidar, tome ácido fólico”. Mas por quê? E o que é ácido fólico? Como isso ajuda? É diferente do folato? São tantas perguntas que podem deixar qualquer pessoa confusa. Afinal, qual a importância do ácido fólico.

Mas não tenha medo! Estamos aqui para responder a todas as questões sobre ácido fólico, para você entender porque ele é tão importante.

O que é ácido fólico?

A resposta curta? É uma forma da vitamina B essencial, conhecida também como B-9.

Talvez você já tenha ouvido falar de “folato” ou “metilfolato” também? Essas são outras  formas da mesma vitamina. Provavelmente, você já viu as palavras ácido fólico com mais frequência – isso porque é a versão sintética e estável da B-9. É o que você normalmente encontra em vitaminas sendo usada para fortificar alimentos como cereais, massas e pães.

Uma vez consumido, nosso corpo converte o ácido fólico em folato. O folato é a forma natural da vitamina, encontrada em alimentos integrais (não fortificados). E, por último, o metilfolato é a forma mais biodisponível (mais absorvível pelo organismo) de B-9.

É especialmente usado para homens e mulheres com dificuldade em absorver os dois primeiros ou têm requisitos mais altos devido a necessidades médicas específicas.

A importância do ácido fólico para você

O ácido fólico é bom para todas – mesmo aquelas que não estão tentando engravidar! É necessário para a síntese de DNA de glóbulos vermelhos, proteínas e sistema nervoso, e também auxilia no crescimento, divisão e reprodução celular. Basicamente, ajuda a produzir novas células e ajuda a mantê-las saudáveis.

Se você é tentante ou gestante, a importância do ácido fólico é grande. Ele desempenha um papel fundamental na prevenção de defeitos congênitos do cérebro e da coluna. Como esses defeitos do tubo neural se desenvolvem no início da gravidez (quando as células estão se dividindo rapidamente e mesmo antes de algumas mulheres saberem que estão grávidas), a ingestão suficiente, mesmo antes da gravidez, demonstrou ter benefícios protetores e reduzir os riscos.

Além disso, pode ajudar a prevenir aborto espontâneo, parto prematuro e anemia materna. Estas são algumas das principais razões pelas quais pedimos às mulheres que façam um pré-natal detalhado durante toda a jornada da gestação.

Quanto ácido fólico devo tomar?

A dose diária recomendada de ácido fólico para qualquer mulher em idade fértil (que não está tentando engravidar) é de 400 mcg. Isso pode ser facilmente atendido com uma dieta equilibrada, incluindo folhas verdes escuras, frutas, feijões e grãos enriquecidos com ácido fólico.

As necessidades de quem está grávida ou tentando engravidar são maiores (600-1000 mcg/dia) e podem ser atendidas com um bom pré-natal e, claro, uma alimentação balanceada.

Quando devo começar a tomar ácido fólico?

Nota: acreditamos que é melhor ter a vitamina (recomendamos especificamente 800mcg) em seu sistema por três meses antes da gravidez e continuar a tomá-la durante a gestação e o período pós-parto.

Se você descobrir que está grávida e não fez pré-natal com ácido fólico, não se preocupe! Basta começar assim que descobrir, e você ainda estará dando ao seu filho uma chance melhor de desenvolvimento adequado.

Quais alimentos têm folato?

Além de fazer um pré-natal projetado para mulheres que estão tentando engravidar, você deve tentar consumir folato em sua forma natural. Os alimentos mais ricos em folato incluem o seguinte:

  • Verdes escuros e folhosos;
  • Frutas cítricas;
  • Lentilhas;
  • Feijões;
  • Espargos;
  • Nozes e sementes;
  • Germe do trigo;
  • Ovos;
  • Beterraba;
  • Abacate;
  • Banana.

O ácido fólico também é bom para os homens?

Absolutamente! Todos nós sabemos que você não pode fazer um bebê sem esperma – e acontece que estudos mostraram que uma dieta rica em ácido fólico/folato pode beneficiar o esperma masculino e ajudar a reduzir as chances de defeitos congênitos.

Portanto, se você está tentando engravidar com um parceiro, é uma boa ideia que ambos tomem um suplemento de ácido fólico (vitamina pré-natal).

Conclusão

Ácido fólico, folato e metilfolato são todas as formas da vitamina B essencial que você precisa em sua dieta e/ou regime vitamínico, não apenas por seus benefícios de crescimento celular, mas para o desenvolvimento saudável de seu bebê em crescimento.

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor a importância do ácido fólico. Boa sorte em sua jornada de fertilidade!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter