Cistos Ovarianos e Fertilidade

Cistos Ovarianos e Fertilidade

Os cistos ovarianos são como bolsas cheias de líquido que se formam nos ovários. Na imensa maioria das vezes eles não são cancerígenos. Os cistos costumam ser diagnosticados por ultrassom ou outros exames de imagem, que também permitem que seu médico veja o tamanho das lesões. Embora a maioria dos cistos não cause sintomas, se um cisto se romper, você pode sentir dor e desconforto repentinos.

Se você foi diagnosticada com cistos ovarianos e está tentando engravidar, é importante saber que os cistos normalmente não causam problemas de fertilidade. No entanto, sempre há exceções à regra.

A endometriose pode causar cistos e problemas de fertilidade

Os cistos geralmente não dificultam a gravidez, mas se eles forem causados ​​por uma condição subjacente como endometriose, você pode ter problemas de fertilidade.

A endometriose é uma condição comum que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. Essa doença ocorre quando tecidos semelhantes ao revestimento do útero (endométrio) se implantam ou crescem na parte externa do órgão, como nos ovários ou nas trompas de Falópio.

Embora ainda seja possível engravidar, a endometriose diminui a fertilidade. Dados apontam que 35% das mulheres que sofrem com endometriose podem lutar contra a infertilidade. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento disponíveis para endometriose e para ajudar a atingir suas metas individuais de fertilidade.

Síndrome dos ovários policísticos e cistos ovarianos

Se você tem aglomerados de cistos ou folículos do tamanho de pérolas, pode ter uma condição chamada síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esta é uma das principais causas de infertilidade em mulheres.

Seus ovários contêm óvulos, que estão presentes desde o desenvolvimento de uma mulher como feto. Esses óvulos são liberados a cada mês durante a fase de ovulação do seu ciclo menstrual. 

Os óvulos estão em pequenos sacos chamados folículos que se enchem de líquido à medida que os óvulos amadurecem. Normalmente, os folículos se abrem para liberar os gametas maduros, enviando-os ao útero para fertilização.

As mulheres com síndrome do ovário policístico não produzem todos os hormônios necessários para que os óvulos amadureçam completamente. Os folículos crescem e acumulam fluido, mas os óvulos não são liberados. Dessa forma, a ovulação não ocorre e os folículos permanecem dormentes.

Se isso acontecer, seu corpo pode deixar de produzir o hormônio progesterona, necessário para manter seu ciclo regular.

Cistos ovarianos e gravidez

Os cistos ovarianos são comuns durante o início da gravidez, mesmo que você não esteja mais menstruando. Normalmente, esses cistos são inofensivos, assim como a maioria dos deles.

No entanto, existem alguns problemas possíveis se os cistos continuarem a crescer durante a gravidez. Eles podem se romper, torcer ou até causar problemas durante o parto. Esta é uma das muitas razões pelas quais é importante ficar sob os cuidados de um obstetra/ginecologista durante a gravidez e ao longo da vida.

Se você tem síndrome dos ovários policísticos, pode ter um risco aumentado de diabetes gestacional, pressão alta induzida pela gravidez, aborto espontâneo ou parto prematuro.

Converse com seu médico de confiança sobre seu risco e possíveis opções de tratamento. Ele fornecerá um conjunto completo de opções e vocês poderão escolher juntos a que melhor pode ajudá-la a ter a gravidez mais saudável possível.

Considerações finais

A presença de cistos ovarianos, por si só, não é um fator preocupante para a fertilidade feminina. Todavia, é muito importante estar atenta à saúde geral para compreender o possível surgimento e evolução de outras condições que, somadas aos cistos ovarianos, podem dificultar a concepção.

Visite seu ginecologista com regularidade e faça todos os exames de rotina. Essa prática relativamente simples pode ajudar sobremaneira a evitar complicações futuras.

Tire todas as suas dúvidas, não hesite em perguntar novamente caso não tenha entendido algo durante uma consulta. A sua saúde deve ser sempre prioridade.

Lembre-se: sempre que precisar, você pode contar com a Clínica FGO.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter