Como apoiar homens com problemas de fertilidade

Como apoiar homens com problemas de fertilidade

Neste artigo nós iremos abordar um tema muito importante: as formas de apoiar pais esperançosos que enfrentam problemas de fertilidade. Venha com a gente, pois vale a leitura.

Mesmo com aproximadamente 30% dos casos de infertilidade no Brasil sendo ligados ao fator masculino, não há uma ampla gama de informações e suporte facilmente disponíveis para os homens. Eles podem experimentar as mesmas jornadas emocionais e dificuldades de relacionamento que as mulheres quando enfrentam dificuldades para conceber. 

É natural que os homens busquem o mesmo tipo de apoio para problemas de fertilidade, mas a falta de recursos e o estigma social percebido podem tornar isso desafiador. 

Navegando na infertilidade masculina

O chamado estigma dos problemas de fertilidade masculina pode prejudicar a sensação de conforto de um homem enquanto busca apoio para essa condição. Muitos homens adiam ou ignoram a necessidade de comunicar o estresse que sentem durante esse período porque têm a impressão de que devem apenas lidar com isso sozinhos.

Infelizmente, esse tipo de atitude em relação aos problemas de fertilidade masculina é comum e não é saudável. Qualquer especialista em fertilidade pode lhe dizer que a comunicação aberta e honesta é importante durante os testes e o tratamento, porque pode ser um momento difícil, repleto de estresse e ansiedade para muitos que encontram suas esperanças e sonhos nas mãos de um médico. 

Com a quantidade certa de informação, comunicação e apoio, os problemas de fertilidade dos homens não precisam estar vinculados a esse estigma. É importante ajudar a abrir a conversa e oferecer auxílio aos homens que passam pela jornada da fertilidade, para que não se sintam tão isolados e possam ficar mais confortáveis ​​com as opções de tratamento.

Comunique-se e ouça

Falar sobre coisas difíceis é um desafio para muitos, então comece a conversa com perguntas fáceis de responder, como “então, o que você está pensando sobre tudo isso?” Se ele começar a falar sobre seus pensamentos, é provável que também fale sobre suas emoções. 

Repita suas declarações para que ele saiba que você está ouvindo, entendendo e aceitando tudo o que ele diz sobre esse problema de fertilidade. Isso lhe dá a oportunidade de ouvir a si mesmo, mudar ou ajustar sentimentos, conhecê-los e aceitá-los.

E mesmo que você queira, tente não contradizer afirmações negativas como: “não consigo lidar com esse tratamento”. Fazer com que alguém passando pela infertilidade masculina se sinta seguro e apoiado é crucial. Assegure-lhe que seus sentimentos são normais. Em situações estressantes como essa, muitas pessoas só precisam de alguém que ouça.

Mantenha-o envolvido na vida diária

O tratamento de fertilidade é uma grande parte da vida diária quando se está imerso nele, mas certifique-se de que seu amigo ou parceiro ainda está dedicando tempo às outras coisas que estão acontecendo ao redor, como família, trabalho, vida social, etc. 

Experimente uma noite de cinema, uma aula de ginástica juntos, um clube de comédia ou jogos em grupo como um intervalo no meio de um drama de fertilidade em andamento. 

Incentive a participar de um grupo de apoio

Os grupos de apoio à infertilidade são um excelente recurso para homens que enfrentam um diagnóstico de infertilidade. Se ele se sente isolado, se ele não tem muitas pessoas com quem possa conversar sobre o assunto ou se ele está tendo dificuldades para tomar decisões sobre o tratamento futuro, os grupos de apoio estão repletos de pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades e podem fazer uma grande diferença na sua perspectiva durante o tratamento de fertilidade.

Os grupos de apoio vêm em muitas formas diferentes: podem ser online ou presenciais, masculinos ou mistos, e podem incluir membros passando por um diagnóstico específico. 

Esses grupos oferecem um ambiente seguro e amigável para discutir o progresso durante o tratamento ou tomar decisões sobre futuras opções de construção familiar.

Aprender juntos sobre problemas de fertilidade

Existem muitos recursos e mitos circulando quando se trata de fertilidade, e um pai esperançoso pode estar se culpando por seus problemas de fertilidade. Uma coisa importante a fazer para apoiar alguém passando por infertilidade masculina é aprender os fatos juntos e saber diferenciá-los da ficção.

O principal ponto a ser compreendido é que homens e mulheres têm a mesma probabilidade de ter problemas de fertilidade. 

Infelizmente, a infertilidade masculina pode parecer um diagnóstico isolado. Com tantos artigos e conversas sobre a infertilidade feminina, pode ser difícil encontrar recursos para pais esperançosos que buscam respostas e apoio. 

Seja você um parceiro, amigo ou membro da família de alguém que está enfrentando a infertilidade masculina, use as dicas acima para ajudá-los a se sentirem apoiados e amados durante todo o processo. 

Se você ou um ente querido está enfrentando esse desafio, conversar com um especialista em fertilidade pode ajudar a identificar soluções e as melhores opções para você.

Saiba que a Clínica FGO está sempre à disposição para te apoiar nessa jornada.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter