Tudo sobre infecção urinária e fertilidade

infecção urinária e fertilidade

Neste artigo, falaremos tudo sobre infecção urinária e fertilidade. Você está sempre com vontade de ir ao banheiro e há uma sensação de queimação quando você faz xixi? Essa situação é horrível. Mas o que exatamente está acontecendo? Um forte e interminável desejo de urinar pode indicar que você tem uma infecção urinária (infecção do trato urinário (ITU)).

As ITUs são incrivelmente comuns, por isso mesmo, detectá-las torna-se fácil com o passar do tempo. Ao desenvolver uma ITU, a paciente muitas vezes se familiariza com os sintomas e, caso haja uma reincidência da infecção, ela consegue identificar o problema rapidamente.
Para ajudá-la a se familiarizar ainda mais com as ITUs, seus sintomas e os regimes de tratamento típicos, criamos esse conteúdo específico e abordamos os conceitos fundamentais que apresentamos abaixo.

O que é uma infecção do trato urinário ITU?

A ITU é uma infecção em qualquer parte do sistema urinário — rins, ureteres, bexiga e / ou uretra. Embora qualquer pessoa possa ter uma ITU, as pessoas com vulvas correm maior risco porque a distância entre a uretra e o ânus é muito menor do que em pessoas com pênis.

Existem dois tipos de ITUs:

A cistite, o tipo mais comum de ITU, é uma infecção da bexiga. Ela é denominada ITU “simples” ou “sem complicações” porque os sintomas estão confinados ao trato urinário inferior.

A pielonefrite é uma condição em que a infecção se estende até o trato urinário superior, afetando o rim muitas vezes. Esta categoria de ITU também é chamada de infecção renal. 

Como a pielonefrite envolve o trato urinário superior e inferior, é considerada uma ITU “complicada”.

Quais são os sintomas de uma ITU?

Os sintomas mais comuns de ITU são:

  • Vontade frequente de urinar;
  • Micção frequente resultando em pequenas quantidades de urina;
  • Uma sensação de queimação ao urinar;
  • Urina turva;
  • Urina que parece vermelha, rosa-brilhante ou cor de cola (sinais de sangue na urina);
  • Urina com cheiro forte;
  • Dor nas costas ou no lado do corpo;
  • Dor pélvica (especialmente no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico).


O que pode ser confuso é que alguns dos sintomas das ITUs, especialmente a sensação de queimação ao urinar se sobrepõem à doença inflamatória pélvica (DIP) — uma inflamação que pode afetar o útero, trompas de Falópio, ovários e colo do útero. Por causa dessas semelhanças, conhecer o histórico da paciente, fazer um exame médico e coletar culturas são ações fundamentais para distinguir uma ITU de uma DIP.
Vale lembrar que experimentar corrimento vaginal anormal pode ser um sinal de que a causa dos sintomas não é um ITU.

Quais são as possíveis causas de uma ITU?

A relação sexual, especialmente após a primeira vez ou após um aumento na atividade, é a causa mais comum de ITUs. Isso é tão comum que as ITUs foram apelidadas de “doença da lua de mel”.

Durante o sexo, você está potencialmente introduzindo bactérias da área genital e ânus na uretra. Isso não se restringe apenas ao sexo pênis/vagina — brinquedos, dedos e qualquer coisa pertencente ao seu parceiro sexual ou estranho ao seu corpo pode trazer germes e bactérias para a uretra e o trato urinário.

Embora o sexo seja normalmente a causa de uma ITU, existem vários fatores que podem aumentar a probabilidade de você desenvolver infecções recorrentes, quando ela aparece duas ou mais vezes em um período de seis meses, ou três vezes ou mais em um ano.

Infecção urinária e fertilidade. As ITUs afetam a fertilidade?

Não, ITU’s não afetam sua capacidade de conceber.

Além disso, apesar do que você pode ter lido em outros lugares na internet, uma ITU não pode se transformar em doença inflamatória pélvica (DIP) e afetar sua fertilidade. DIP vem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) não tratadas ou uma mistura de bactérias que percorreu o sistema reprodutivo e causou uma infecção pélvica. Tenha em mente que quando isso acontece, não há quadro de ITU.

A origem dessa confusão é que a DIP pode acontecer pelo que chamamos infecção polimicrobiana, causada pela mesma bactéria fecal que desencadeia infecções do trato urinário. Nessas situações, as bactérias fecais viajam pelo trato reprodutivo em vez do trato urinário e levam à infecção.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter