Os cuidados depois da cesárea

Os cuidados depois da cesárea

O parto é um momento emocionante. Você finalmente conhece o bebê que estava crescendo dentro de você nos últimos 9 meses.

No entanto, ter um bebê pode ser desgastante para seu corpo, especialmente se você fez uma cesariana. Você precisará de mais tempo para se recuperar do que após um parto normal.

Aqui estão cinco sugestões para ajudar a acelerar sua recuperação para que você possa passar menos tempo dolorida e cansada – e mais tempo se relacionando com seu novo bebê.


1. Descanse bastante

Uma cesariana (ou cesárea) é uma cirurgia de grande porte. Assim como em qualquer cirurgia, seu corpo precisa de tempo para se recuperar adequadamente.

Espere ficar no hospital por 2 a 4 dias após o parto. Se houver complicações, sua estadia será mais longa. Dê ao seu corpo 6 a 8 semanas para cicatrizar completamente.

2 – Cuide do seu corpo


Evite exercícios extenuantes, não suba ou desça escadas e não levante nada mais pesado que seu bebê. A ajuda de seu parceiro, amigos ou familiares será essencial nessa fase.

Faça caminhadas suaves sempre que puder. O movimento ajudará seu corpo a se curar e a prevenir prisão de ventre e coágulos sanguíneos. Além disso, as caminhadas são uma ótima maneira de apresentar seu bebê ao mundo.

Pode levar até 8 semanas para você voltar à sua rotina normal. Pergunte ao seu médico quando você poderá voltar às suas atividades.

3. Alivie sua dor


Pergunte ao seu médico quais medicamentos para a dor você pode tomar, especialmente se estiver amamentando.

Além de analgésicos, você pode usar uma almofada térmica para aliviar o desconforto no local da cirurgia.

4. Concentre-se em uma boa nutrição

A boa nutrição é tão importante nos meses após o parto quanto durante a gravidez.

Principalmente por causa da amamentação, que é a principal fonte de nutrição do seu bebê. Comer uma variedade de alimentos manterá o recém-nascido saudável e ajudará você a ficar mais forte.


Além disso, beba muitos líquidos, especialmente água. Você precisa estar bem hidratada para aumentar o suprimento de leite e evitar prisão de ventre.

5. Compreenda as mudanças pós-parto


Seu corpo continuará a sofrer mudanças mesmo depois que o bebê nascer. As mudanças que você pode experimentar incluem: cólicas, suor noturno, dor de cabeça, inchaço nas mamas, lóquios (corrimento vaginal com sangue), secura vaginal e perda de cabelo.

 A maioria desses sintomas vai embora com o tempo. Todavia, caso tenha alguma dúvida ou sinta grandes desconfortos, converse com seu médico de confiança.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter