A importância da higiene do bebê – Pintou limpeza!

a importância da higiene do bebê. mulher dando banho em bebê.

Quando você deixa seu bebê limpinho e cheiroso saiba que não é só do bem-estar dele que você está cuidando. A higiene também é muito importante para a saúde do bebê e embora não seja nenhum bicho de sete cabeças, existem alguns cuidados que devem ser observados para evitar complicações.

Para a higiene completa do bebê você vai precisar de alguns itens como álcool 70 para cuidar do umbigo (nos primeiros 7 dias), toalhas, sabonete, shampoo, hastes flexíveis (cotonetes), fraldas, pomadas anti-assaduras, tesoura sem ponta e lenços umedecidos ou algodão e água morna
Deixe tudo separado e por perto! Isso evita que o bebê fique sozinho ou passe frio, por exemplo.
É importante para a higiene do bebê que ele não passe muito tempo com a fralda suja. Primeiro tire todos os resíduos de fezes com lenços umedecidos ou algodão embebido em água morna. A limpeza da região anal sempre deve ser feita de frente para trás para evitar contaminação. Passe pomada para evitar assaduras a cada troca de fralda.

Para o banho, dê preferência aos horários mais quentes do dia. Feche portas e janelas para evitar a entrada de correntes de ar. Primeiro limpe a região genital do bebê para depois colocá-lo na água, que deve estar morna. Vá molhando o bebê, passando o sabonete e enxaguando uma parte de cada vez, sempre com muito cuidado para não entrar água nos ouvidos. Após o banho, seque o bebê e vista-o com roupas limpas. Limpe as narinas e os ouvidos com hastes flexíveis, mas tomando cuidado para não introduzi-las no nariz e no canal auditivo.

Aproveite sempre os momentos que passa com seu filho para fortalecer os laços entre vocês. Conversar constantemente e evitar movimentos bruscos enquanto ele está sendo higienizado faz com que estes momentos sejam aproveitados por todos e assim, seu bebê ficará sempre limpinho e feliz!

DICAS

• Para que o seu bebê se sinta mais seguro durante o banho, procure fazer com que ele fique com as mãos junto ao peito, na hora que ele estiver com a barriga para cima. Você deverá apoiar a cabeça em seu antebraço, segurar suas mãozinhas com a mão e com a outra mão banhar rapidamente seu corpo.
• Nos primeiros 15 dias, ou enquanto você ainda não tem muita habilidade e segurança para dar banho no seu bebê, você pode lavar a cabeça dele antes de dar o banho, com ele ainda vestido ou após o banho, com ele envolto em uma toalha

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter