Dor nas pernas relacionada à endometriose

Dores Perna Endometriose

Para saber se suas dores são causadas pela endometriose, confira este artigo. Muitas pessoas sentirão dor nas pernas em algum momento da vida, e essa dor pode se apresentar de diversas maneiras. Para alguns, a dor nas pernas pode ser o resultado de uma queda, fratura ou outro ferimento, enquanto para outros pode não haver uma causa óbvia de desconforto. 

A dor nas pernas pode variar em sua localização e intensidade. Algumas pacientes podem relatar que a dor é crônica e persistente ou causa uma dor generalizada, enquanto outras podem ter uma dor aguda e penetrante que pode ser localizada em um ponto específico. 

Os locais comuns de dor nas pernas incluem os joelhos, a parte externa das pernas, a parte posterior das coxas ou panturrilhas e os quadris. Em alguns casos, a dor nas pernas pode passar espontaneamente após alguns dias e não precisar de atenção médica e, em outros, pode exigir um tratamento sério. 

Estima-se que 40% ou mais de todas as mulheres com endometriose experimentam dor nas pernas.

O que causa a dor nas pernas relacionada à endometriose?

Uma variedade de condições diferentes pode causar dores nas pernas, incluindo aquelas não diretamente relacionadas à perna. Alguns desses problemas incluem, mas não estão limitados a:

  • Lesão direta na perna, como ruptura de um músculo ou ligamento, fratura ou quebra óssea ou entorse;
  • Tendinite;
  • Coágulo sanguíneo;
  • Lesão medular, como hérnia de disco ou estreitamento da coluna (estenose espinhal);
  • Artrite (incluindo artrite psoriática, artrite reumatóide ou osteoartrite);
  • Desordem nervosa (como neuropatia periférica);
  • Endometriose;
  • Ciática (dor ao longo do nervo ciático);
  • Cãibras em um ou mais músculos da perna;
  • Uso excessivo ou esforço excessivo;
  • Infecção da pele;
  • Infecção dentro de um osso (também chamada de osteomielite).

Em relação à endometriose, o mecanismo pelo qual ocorre a dor nas pernas não é bem compreendido. A dor nas pernas relacionada à endometriose pode ser decorrente de inflamação ou lesões de endometriose que invadem os nervos relacionados à percepção da dor nas pernas, como o nervo ciático.

Em alguns casos, foi levantada a hipótese de que a dor nas pernas relacionada à endometriose é dor referida, ou seja, dor percebida em um local diferente do corpo daquele onde está o problema subjacente. Por exemplo, uma mulher pode ter um cisto ovariano que é doloroso, no entanto, em vez de perceber essa dor na pélvis, ela pode percebê-la nas pernas.


O mecanismo pelo qual a dor referida ocorre também não é bem compreendido. Algumas mulheres com dor nas pernas relacionada à endometriose apresentam flutuações de dor que coincidem com seu ciclo menstrual, enquanto outras não apresentam um padrão de dor.

Mais pesquisas são necessárias para determinar completamente como a endometriose se relaciona com a dor nas pernas.

Como é avaliada a dor nas pernas?

Se a dor nas pernas for resultado de uma queda violenta ou trauma, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível. Além disso, se a dor nas pernas for persistente e durar vários dias, também pode ser benéfico consultar um médico. 

No entanto, se você não consegue andar, tem febre ou percebe que sua perna está mudando de cor (como vermelha e inchada, pálida ou azul) ou mudando na temperatura em relação ao resto do seu corpo, procure atendimento médico imediatamente.

Depois de consultar os profissionais da saúde de sua confiança, eles tentarão descobrir o que está causando a sua dor. Determinar uma causa pode ser bastante desafiador, pois muitas condições podem afetar a dor nas pernas, incluindo algumas que não estão diretamente relacionadas às pernas. 

Por causa disso, é muito provável que os médicos considerem a possibilidade de muitas doenças diferentes umas contra as outras, com base em seu histórico médico pessoal e quaisquer outros sintomas que você esteja experimentando, para tentar descartar possíveis causas. Isso é chamado de diagnóstico diferencial. 

Sendo assim, podem recomendar exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para visualizar melhor os músculos das pernas, ossos, ligamentos e tendões, bem como outras estruturas vizinhas para procurar uma causa óbvia. Caso seu médico suspeite que a endometriose seja a causa de sua dor, ele pode recomendar uma laparoscopia para diagnosticar a condição.

Como a dor na perna é tratada?

O tratamento da dor nas pernas geralmente requer o tratamento do problema subjacente que contribui para a dor. Para aquelas que sentem dores nas pernas relacionadas à endometriose, as opções de tratamento da endometriose, como terapia hormonal ou excisão laparoscópica das lesões da endometriose, podem levar ao alívio da dor.

Em outros casos, medicamentos como antiinflamatórios não esteróides (AINEs) podem ser usados ​​para aliviar a dor. Medicamentos usados ​​para tratar outras doenças subjacentes, como antibióticos para infecções ou tratamentos para artrite, podem ajudar a aliviar a dor se esses problemas forem a fonte do desconforto. 

Os profissionais da saúde irão trabalhar com você para criar o regime de tratamento mais eficiente para sua situação específica.

Como posso lidar com a dor nas pernas?

Além das intervenções médicas que podem ser recomendadas, existem outras estratégias para controlar a dor nas pernas. Algumas delas incluem, mas não estão limitadas a, elevar e colocar gelo em suas pernas, descansar, esticar os membros e massageá-los. 

Antes de tentar um novo método para controlar a dor nas pernas, consulte seu médico para garantir que a situação seja segura para você e que não interfira com nenhum outro tratamento que você esteja realizando.

Cuide-se!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter