Mioma na gestação: 5 riscos e como tratar

Normalmente, mulheres conseguem ter uma gestação mesmo com um mioma, e este não traz normalmente riscos ao bebê. Entretanto, quando existe uma gravidez com mioma, este pode sangrar, seja por alterações hormonais da gravidez, que podem causar aumento ou inchaço dessas estruturas.

Os riscos surgem apenas quando os miomas são grandes, numerosos ou quando estão na parte interna do útero (submucosos), podendo se tornar uma gravidez de risco. O principal tratamento é visitar seu médico de confiança para que ele lhe informe o melhor caminho a seguir.

Quais os Riscos do mioma na gravidez

Quase sempre, o mioma não é grave durante a gravidez, mas as complicações podem surgir onde exista um grande mioma, principalmente se estiver na parte interna do útero, como é o caso do mioma intramural.

Os riscos são:

  • Dor e cólica abdominal, que aparecem em qualquer período da gravidez;
  • No primeiro trimestre da gestação muitos abortos acontecem, pois alguns miomas causam sangramentos intensos;
  • Descolamento da placenta, em casos de miomas atrapalham a fixação da placenta na parede uterina ou que ocupam lugares importantes;
  • Existem Miomas muito grandes que empurram e mudam de posição o útero, atrapalhando o crescimento do bebê;
  • Pelo fato de causarem sangramentos e cólicas, os miomas muito grandes podem causar Parto prematuro.

Casos mais complicados devem ser acompanhados de perto pelo obstetra de confiança que esteja junto com a gestante neste momento tão importante, dando todo o respaldo necessário para que as melhores atitudes sejam tomadas, além de mais exames, como ultrassonografias.

Como tratar o mioma?

Raramente é preciso tratar o mioma durante a gravidez, mas, se acontecer, está indicado repouso e visita ao médico de confiança nas mulheres que apresentam sintomas mais fortes de dor e sangramento moderado. 

A Miomectomia, procedimento para a retirada do mioma, pode ser indicado durante a gestação, e pode ser por via laparoscópica, feita pela barriga ou ainda vaginal. Geralmente é indicada onde os miomas que causam dor e/ ou sangramento recorrente ou que seu tamanho causa riscos ao bebê ou à gestante. Mas, mesmo assim, a decisão de realizar a cirurgia deve ser tomada quando o risco for menor do que o risco do mioma permanecer internamente no útero. 

Portanto, o ideal é manter um acompanhamento adequado e em caso de descobrir que tem mioma, não se desesperar e encontrar um profissional habilitado que tornará este processo mais tranquilo e próspero.

5/5 - (1 vote)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Miomas na Gravidez

Mioma na gestação: 5 riscos e como tratar

Quase sempre, o mioma não é grave durante a gravidez, mas as complicações podem surgir onde exista um grande mioma, principalmente se estiver na parte interna do útero, como é o caso do mioma intramural.

Dores Perna Endometriose

Dor nas pernas relacionada à endometriose

A dor nas pernas pode variar em sua localização e intensidade. Algumas pacientes podem relatar que a dor é crônica e persistente ou causa uma dor generalizada, enquanto outras podem ter uma dor aguda e penetrante que pode ser localizada em um ponto específico. 

Vacina Covid19 fertilidade gravidez

Vacina Covid19 fertilidade gravidez

Vacina Covid-19 fertilidade gravidez – Uma recomendação universal para a vacinação COVID-19 em mulheres em tratamento de fertilização in vitro ou que estão grávidas não

FIV gravidez vacina Covid-19

FIV gravidez vacina Covid-19

FIV gravidez vacina Covid-19 – Uma Visão a favor da vacinação – Mulheres em tratamento de fertilização in vitro ou que estão no primeiro trimestre

preservar-a-fertilidade

Preservar a fertilidade

Preservar a fertilidade de forma eletiva para o declínio de fertilidade relacionado à idade é uma evolução e uma realidade Preservar a fertilidade de forma