TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Endometriose dificulta gravidez

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
27/11/2016 15h44

A endometriose é uma doença do sistema reprodutivo feminino, em que o revestimento interno do útero (o endo- métrio) é encontrado fora da cavidade uterina. Ou seja, formam-se ilhas de tecido endometrial em lugares fora do útero. Estima-se que três a quatro milhões de mulheres brasileiras em idade reprodutiva sofrem de endometriose. “Essa doença é mais comum em mulheres entre 30 e 40 anos de idade, embora possa começar no final da adoles- cência e início da idade adulta”, explica Flávio Garcia de Oliveira, médico especialista em reprodução humana da FGO Clínica de Fertilidade. Cerca de 40% das pacientes com endometriose têm algum grau de infertilidade ou algum tipo de dor no baixo ventre.

Dr. Flávio cita alguns dos sintomas que podem estar ligados à doença que por muitas vezes podem ser um obstá- culo à gravidez,. “Ciclos menstruais muito dolorosos ou intensos, ou dor nas costas durante o sangramento mens- trual podem ser sinais. Outros sintomas são prisão de ventre, diarreia ou micção frequentes, perto do período de ovulação ou pouco antes da menstruação. Analisar o histórico familiar também é importante”.

O tratamento da doença tem dois objetivos principais: desbloquear as tubas uterinas e remover as aderências que podem afetar a concepção, fecundação e o movimento dos óvulos fertilizados por meio das “trompas de falópio” ou “tubas uterinas” e manter a doença sob controle, reduzindo a estimulação hormonal sobre os implantes (ilhas de endométrio fora de seu lugar habitual), de modo que eles não cresçam e não descamem, evitando o aumento do número de lesões nos tecidos circundantes.

O diagnóstico e tratamento precoce são importantes. “Se for escolhida a laparoscopia para tratar a endometriose, é de bom grado discutir com o médico um plano de recuperação para os primeiros seis meses após a cirurgia ou um tratamento medicamentoso para melhorar as chances de concepção. Considera-se que a melhor ‘janela de tempo’ para engravidar é nos primeiros seis meses após o tratamento com medicamentos ou cirurgia para endo- metriose”, afirma o médico. 

Para saber mais, clique aqui.


Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

ver resultado

ver resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

ver resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

ver resultado

Nossos Livros Publicados

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Endereço:
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fone: +55 (11) 3386-1800

WhatsApp: +55 (11) 97230-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
NOS ACOMPANHE
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!