Grávida ao Volante

Grávida ao Volante

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 30% das mulheres brasileiras dirigem. E o que fazer durante a gestação? Até quantos meses é seguro dirigir? E o cinto de segurança, pode atrapalhar a gestação ou machucar o bebê?

Não existe proibição legal e nem mesmo uma regra médica que limite até quando a mulher pode dirigir. Depende muito das condições da mamãe e do bebê, mas, geralmente, desaconselha-se que a gestante dirija após o 8º mês. Porém, a partir da 35ª semana da gestação, é preciso pensar bem para decidir se deve ou não pegar no volante, afinal os hormônios fazem com que a capacidade de concentração diminua. Nesta fase normalmente a barriga já está bem desenvolvida, e a proximidade do volante pode ser perigosa para o bebê em caso de uma batida ou até mesmo uma freada brusca. Além disso, o bebê costuma se movimentar mais na barriga, o que pode tirar a atenção da mãe.

Para não se preocupar e nem colocar sua vida e a vida do bebê em risco, siga as dicas da ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego:

– O cinto na forma de 3 pontos confere segurança superior para a mãe e para o feto, quando comparado ao conto subabdominal, pois ele segura o tronco da mãe em caso de batida ou freada brusca, fazendo com que não haja excesso de pressão na barriga.

– O posicionamento do cinto de segurança deve ser feito da seguinte maneira: A faixa subabdominal deve estar posicionada o mais abaixo possível da barriga. A faixa diagonal deve estar posicionada lateralmente ao útero, entre as mamas e acima do ombro. Nunca se deve colocar a parte superior debaixo do braço ou da axila.

– Em veículos com airbag, é necessário afastar o banco o máximo possível, de maneira que o volante e os pedais fiquem a uma distância confortável. Os benefícios do airbag são superiores aos riscos que ele oferece à gestante e ao bebê.

Independente de por quanto tempo a gestante vai dirigir, é imprescindível que sejam respeitadas as regras de segurança de trânsito e que o cinto de segurança sempre seja utilizado da maneira correta.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter