4 medos sobre o parto e como lidar com eles

4 medos comuns sobre o parto e como lidar com eles

No artigo de hoje vamos abordar os principais medos sobre o parto e como lidar com toda a apreensão que este momento pode causar. Vale a leitura!

A ansiedade em relação ao parto é perfeitamente normal, mas tenha em mente que o desconhecido pode ser mais assustador do que aquilo que você pode esperar.

O tão aguardado dia do nascimento do seu bebê está chegando, e mesmo que você esteja ansiosa para conhecer seu pacotinho de alegria, é compreensível que você tenha algumas preocupações ou até mesmo um pouco de pânico em relação ao processo do parto. Entendemos que você possa ter ouvido histórias traumáticas de parto de familiares e amigas bem-intencionadas, mas não deixe que o estresse tome conta de você.

Para ajudar você a se preparar e tranquilizar sua mente, compilamos algumas das principais preocupações durante o trabalho de parto com a ajuda de especialistas e mães experientes. Nosso objetivo é fornecer informações técnicas claras, explicando cada etapa de forma acolhedora, para que você se sinta mais confiante ao encarar o grande dia.

Medo 1 – Não conseguirei diferenciar entre trabalho de parto real e falso trabalho de parto

No final do terceiro trimestre, é comum ter contrações que não levam ao trabalho de parto. Essas contrações, conhecidas como contrações de Braxton Hicks ou falso trabalho de parto, são de baixa intensidade e irregulares, e servem para preparar o seu corpo para o momento real do parto (elas são como um ensaio geral). No entanto, é fácil se confundir e pensar que é hora de ir para a maternidade, especialmente se você estiver passando por essa experiência pela primeira vez.

Dica: se você estiver tendo contrações — sensações de tensão e cólica — experimente mudar de posição. Deitar-se de lado pode ajudar a aliviar esses sintomas. Se as contrações não exigirem toda a sua atenção, tente se distrair com atividades relaxantes, como assistir a um filme, fazer uma caminhada ou até mesmo explorar as redes sociais. O objetivo é manter sua mente ocupada e focada em coisas positivas.

Quando as contrações se tornarem mais frequentes e intensas, é hora de entrar em contato com o seu obstetra-ginecologista ou ir para o hospital ou centro de parto. Mesmo que você seja mandada de volta para casa, não se preocupe, pois isso é algo comum. A equipe médica está acostumada a lidar com situações em que o trabalho de parto ainda não está em andamento, e eles estão lá para orientá-la e oferecer suporte durante todo o processo.

Lembre-se de que estamos aqui para ajudar e fornecer informações confiáveis para que você possa ter uma experiência positiva e não se deixar abalar pelos medos sobre o parto. Estamos ao seu lado, acompanhando você em cada passo dessa jornada emocionante.

Medo 2 – Imaginar as dores do parto me assombra durante a noite

Receber inúmeras histórias horripilantes de parto de outras mães é uma prática comum durante a gravidez. Infelizmente, aquelas que tiveram experiências positivas nem sempre são as mais vocais. Não é de se surpreender que a ansiedade em relação ao primeiro parto possa atingir níveis elevados quando a data devido se aproxima. As contrações doem? Sim, mas a intensidade varia de acordo com o estágio do trabalho de parto, a tolerância individual à dor, as características do corpo da mãe e do bebê, e até mesmo o nível de medo presente.

Os medos sobre o parto criam tensão, e essa tensão aumenta a percepção da dor. Além disso, todo receio também pode retardar o progresso do trabalho de parto. Em vez de ficar obcecada com o desconforto potencial, é importante aprender técnicas de alívio da dor que podem ajudá-la a lidar com esse momento único, como a meditação e métodos de respiração.

Também pode ser de grande ajuda conhecer as opções de medicamentos disponíveis para aliviar a dor durante o parto, como a epidural. No entanto, não se sinta pressionada a tomar uma decisão sobre o uso desses medicamentos antes do momento adequado. Durante o trabalho de parto inicial, você poderá avaliar a necessidade de intervenções e fazer a escolha mais adequada para você e seu bebê.

Medo 3 – Tenho medo de ficar constrangida se fizer necessidades na mesa de parto 

É compreensível que ninguém deseje que o parceiro de parto (ou qualquer outra pessoa) testemunhe essa situação, mas saiba que se isso acontecer, é absolutamente normal no contexto do nascimento. Afinal, os mesmos músculos são utilizados para empurrar o bebê e para movimentos intestinais.

E se você está preocupada com a reação da equipe médica, lembre-se de que esses profissionais estão habituados a lidar com as funções corporais em ambiente de cuidados de saúde. Eles já viram e vivenciaram de tudo, portanto, não há motivo para constrangimento.

Independentemente do seu receio, não permita que o medo influencie sua capacidade de fazer força durante o parto.

Medo 4 – Eu sei que ficarei desolada se meu plano de parto não for seguido 

A elaboração de um plano de parto pode ser um passo importante para ajudar você a se sentir mais empoderada em relação à sua experiência, além de permitir que você, seu parceiro de parto e a equipe médica estejam alinhados antes mesmo do grande dia chegar.

Em vez de simplesmente entregar o plano de parto à enfermeira, use-o como ponto de partida para uma conversa significativa. Essa abordagem contribui para que todos se sintam parte de uma equipe coesa, e também pode levar a equipe de saúde a compartilhar com você os protocolos de cuidados padrão do hospital, especialmente procedimentos como clampeamento tardio do cordão umbilical, contato pele a pele imediato e incentivo à amamentação.

O trabalho de parto é realmente algo grandioso e compreensivelmente emocionante – afinal, você está trazendo uma nova vida ao mundo! É fundamental reconhecer a incrível capacidade do seu corpo em realizar esse processo de forma intuitiva e focar nas maravilhosas experiências que te aguardam. Como Dr. Fertilidade, é minha missão auxiliar as mulheres a superar o receio de perder o controle, compreendendo que esse momento vai além de si mesmas e abraçando a grandiosidade desse evento. 

Se você ainda está enfrentando medos sobre o parto, não se preocupe, lembre-se de confiar plenamente em seu corpo para conduzi-la nessa jornada. Assim como o seu corpo sabe nutrir e desenvolver o bebê, ele também possui uma sabedoria intrínseca para lidar com o processo de parto.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter