Opções de tratamento de fertilidade para casais homoafetivos femininos

Opções de tratamento de fertilidade para casais homoafetivos femininos

Neste artigo iremos explicar em detalhes as opções de tratamento de fertilidade para casais homoafetivos femininos. Vale a leitura!

A Clínica FGO tem a grata missão de ajudar casais do mesmo sexo a começar uma família. Quando você nos escolhe para ajudá-la nessa jornada, o primeiro passo é realizar uma consulta com um de nossos especialistas em fertilidade para discutir testes de diagnóstico, histórico médico e conversar sobre as diferentes opções de tratamento.

Quando todos os exames forem realizados, é possível decidir qual é a melhor opção de tratamento para você e fornecer todo o suporte durante o processo de iniciar ou ampliar sua família com a ajuda de técnicas de reprodução assistida.

As opções de tratamento para casais homoafetivos podem incluir:

  • Doação de espermatozoides;
  • Doação de óvulos;
  • Barriga solidária;
  • Inseminação intrauterina;
  • Fertilização in vitro (FIV).

Com o desenvolvimento das tecnologias, você tem diferentes possibilidades para te auxiliar a realizar o sonho de começar uma família.

Casais homoafetivos compostos por mulheres têm duas opções básicas para estabelecer ou aumentar sua família: inseminação intrauterina (IIU) e fertilização in vitro (FIV).

Fertilidade para casais homoafetivos femininos

Inseminação Intrauterina

A IIU inclui a implantação de esperma de um doador anônimo no útero da parceira que irá engravidar. O esperma será tratado em uma solução específica para distinguir o esperma de baixa qualidade (lento ou imóvel) do esperma de movimento rápido. O esperma de alta qualidade é concentrado e enviado ao útero logo antes ou durante a ovulação, quando as chances de uma gravidez bem-sucedida são maiores.

Em algumas situações, medicamentos para fertilidade podem ser usados para a estimulação ovariana e desencadear a ovulação de mais de um óvulo. Se for esse o caso, você pode esperar um monitoramento rigoroso de quaisquer efeitos adversos e alguns exames adicionais.

Fertilização In Vitro

A fertilização in vitro (FIV) envolve a fecundação de óvulos por espermatozoides em um ambiente laboratorial controlado para obter embriões saudáveis passíveis de transferência para o útero que irá recebê-lo. 

Este é o tipo mais tradicional e amplamente utilizado de tecnologia de reprodução assistida. É a opção ideal para a gestação compartilhada, que ocorre a utilização dos óvulos de uma das parceiras enquanto a outra gesta o bebê.

Após decidir quem irá realizar a gestação, é fundamental avaliar os níveis hormonais da parceira escolhida e realizar exames, como o ultrassom transvaginal e a histerossalpingografia para ver como estão o útero e as trompas de Falópio.

Caso ambas as parceiras tenham alguma malformação uterina ou qualquer outra condição que impossibilite a gestação, é possível contar com a “barriga solidária”. Entretanto, é importante seguir as regras determinadas pela legislação brasileira, para realizar esse procedimento.

  • A barriga solidária não pode envolver atividade lucrativa ou comercial.
  • A pessoa cedente deve ser parente consanguínea de uma das parceiras até o quarto grau (primeiro grau – mãe; segundo grau – irmã/avó; terceiro grau – tia; quarto grau – prima).
  • Se não houver nenhum parente disponível para gestar o bebê, é permitido fazer a barriga solidária em mulher que não seja da família, mas é indispensável autorização do Conselho Regional de Medicina.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as possibilidades de tratamento de fertilidade para casais homoafetivos femininos.

Estamos sempre à disposição para te ajudar a realizar seu sonho da maternidade.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter